Trabalhe remoto com mais segurança

Trabalhar em casa às vezes necessita alguns ajustes, entretanto há muitas maneiras de se preparar para o sucesso onde quer que escolha fazer seu trabalho. Vou te ajudar com algumas dicas para isto.

Escolha um bom local para trabalhar

Há muitos bons conselhos por aí sobre como escolher um espaço que seja ergonomicamente confortável e onde você pode minimizar a distração, mas também há algumas considerações de segurança.

Escolha um espaço privado: Se você estiver trabalhando em casa, isso pode ser mais fácil do que se você estiver trabalhando em uma cafeteria ou biblioteca. Selecione um lugar onde as pessoas não possam ver o que está em sua tela.

“Esteja ciente de estar de volta às portas ou janelas onde os desconhecidos podem fazer o mesmo.”

Atenção às chamadas de conferência ou reuniões de vídeo: Esteja ciente de se outras pessoas podem ser capazes de escutar, mesmo que “sem querer”. Lembre-se também que quando você estiver usando fones de ouvido, outras pessoas podem ouvir sua voz quando você fala.

Não compartilhe seus dispositivos de trabalho: Não permita que os membros da família usem seus dispositivos de trabalho. Se você tiver de sair do dispositivo para ir para a cozinha ou o banheiro, bloqueie seu dispositivo evitando que outras pessoas vejam no que você está trabalhando. Pressione a tecla de logotipo do Windows + L em um dispositivo Windows ou Controle + Comando + Q em um Mac, para bloquear rapidamente sua tela. Quando retornar, faça um rápido login, e tudo deve estar exatamente onde você deixou.

Use somente as Wi-Fi criptografadas: Wi-Fi criptografada com o WPA-2 é mais segura do que Wi-Fi aberta para acesso de tofos. Se você estiver trabalhando em casa, certifique-se de que sua rede Wi-Fi local esteja protegida – todos os roteadores domésticos suportam criptografia. Caso precise trabalhar em um local público, como cafeteria por exemplo, utilize uma VPN (Rede Privada Virtual).

Uma VPN cria um túnel criptografado para o tráfego de rede fluir e torna mais difícil para outras pessoas interceptarem seu tráfego. Desta forma terá maior segurança a acessar os servidores e sistemas da empresa. Se você não tiver certeza se sua empresa oferece uma VPN ou como se conectar a ela, verifique com o suporte de TI.

“Mesmo que você não esteja se conectando aos recursos da empresa, o uso de uma VPN para sua atividade na Internet pode ser mais seguro.”

Mantenha seus dados seguros

Se seu dispositivo for roubado ou perdido, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir o risco de acesso às informações por pessoas não autorizadas.

Use autenticação forte: se o dispositivo suportar, faça uso de tecnologias como PIN, impressão digital ou reconhecimento facial.

Use a autenticação MFA (Multi-factor authentication):  O MFA utiliza vários “fatores”, como um PIN enviado para seu dispositivo móvel e uma senha; ou um PIN e uma verificação facial ou digital, para autenticar você. Normalmente, você só precisa usar os vários fatores na primeira vez que entrar de um dispositivo específico. A MFA torna muito mais difícil para outras pessoas entrar como você.

“A maioria dos serviços online, como bancos ou redes sociais, também suporta mFA. Você também deve habilitá-lo nesses serviços, para aumentar a tranquilidade.”

Reveja as senhas que você usa: Se você estiver usando senhas simples como “linda” ou “password1” é uma boa hora para atualizá-las para senhas mais seguras. Comprimento é mais importante do que complexidade, embora ambos tenham uma função. Sua senha deve ter pelo menos 12 caracteres e não uma palavra em inglês ou o nome do cachorro. Considere usar uma frase como uma letra de música favorita, aspas de filme ou um verso para criar uma senha longa e complexa, mas fácil de lembrar.

Criptografe seus dados: Verifique se a criptografia do disco local, como BitLocker, está habilitada. A criptografia do dispositivo transforma seus dados em um código que não tem significado, portanto, caso seu dispositivo seja perdido ou roubado, os dados serão difíceis de acessar.

Verifique se o dispositivo está atualizado: Certifique-se de que seu dispositivo está atualizado sobre atualizações de segurança, se você tem um programa antimalware em execução. Importante não esquecer de verificar as versões mais recentes para seus aplicativos, como leitor de PDF, navegador de internet e outros.

Armazene seus arquivos com segurança: Armazenamento seguro em nuvem, como OneDrive, significa que, mesmo que seu dispositivo físico seja perdido ou roubado, seus dados ainda estarão disponíveis para você e sua empresa. Além disso, o OneDrive facilita a recuperação dos dados se você for infetado com ransomware. Manter seus dados na nuvem é mais seguro que em uma unidade local (Disco C: ) ou mídia removível (Pen drive, cd, cartão de memória).

Mantenha-se em contato

Mantenha contato com a sua empresa enquanto estiver trabalhando remotamente. Seu trabalho pode ter solicitações especiais ou disponibilizar novas ferramentas para você. Se você suspeitar de que seu dispositivo ou seus dados tenham sido comprometidos de alguma forma, notifique o suporte de TI imediatamente para que eles possam investigar a situação e execute as etapas para evitar danos desnecessários.

Parceria com o departamento de TI

Resista à tentação de usar ferramentas não aprovadas ou de armazenar dados fora dos recursos da empresa. Caso precise de algo que você não tem para fazer seu trabalho, peça ao suporte de TI ou aos gerentes. Há uma grande chance de você se deparar com sistemas que não estão funcionando quando não estiver no local de trabalho. Esse é o momento perfeito para solucionar esses problemas com o suporte de TI ou com os gerentes.

Fonte: https://blogs.windows.com/


2 Replies to “Trabalhe remoto com mais segurança”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *