Suas imagens do Google Fotos podem ser danificadas.

Em tempos, a Google chegou mesmo a referir que o armazenamento de alta qualidade oferecia “qualidade visual quase idêntica” em comparação com as suas fotos originais.

Pois bem, o Google Fotos foi lançado em 2015 com um forte argumento de venda: “Você pode enviar quantas fotos quiser, gratuitamente, desde que permita que o Google as alterne para o modo de alta qualidade.”

Agora a Google mudou as regras do jogo e parece que o tal algoritmo de compactação da empresa não é assim tão bom!. O Google revelou aos clientes do Google fotos que sua opção de foto de alta qualidade pode reduzir a qualidade da imagem mais do que anunciado anteriormente.

Parte do raciocínio por trás desse email é que, a partir de junho de 2021, o modo de alta qualidade do Google Fotos oferecerá apenas 15 GB de armazenamento gratuito (base de sua conta). Se você atingir o limite de 15 GB, terá que pagar para expandir seu armazenamento ou parar de usar o serviço.

Como nem tudo são más notícias, as imagens carregadas antes não contam para o volume de espaço ocupado.

Qualidade Original vs Alta Qualidade

Em email enviado aos utilizadores da aplicação, as novas funcionalidades Premium de edição de fotos foram anunciadas.

O Google sugere aos utilizadores que altere o upload de fotos de alta qualidade para qualidade original. Sendo assim, não correm o risco de “danificar” as suas fotos. 

No email também inclui uma imagem fotográfica ilustrando a diferença entre uma imagem de alta qualidade e uma imagem de qualidade original.

Embora a diferença de qualidade na tela pareça gritante, é importante notar que isso dificilmente seja a representação da diferença real de qualidade. Sim, a imagem de alta qualidade sofrerá alguma compactação, mas não parecerá uma bagunça granulada como o Google está sugerindo.

Suas imagens de alta qualidade são armazenadas com qualidade de até 16 megapixels. Ainda é maior do que o tamanho de imagem padrão em muitos smartphones modernos. Portanto, embora as mudanças iminentes nos termos e condições do Google Fotos sejam importantes, você não precisa se preocupar tanto quanto o Google deseja.

Além disso, esta forma de alertar e até forçar os utilizadores migrarem para planos pagos não deveria ser a atitude de uma empresa como a gigante das pesquisas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *